quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arte para o 1º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional

Muitas proposições podem ser feitas acerca das Artes no ensino fundamental.

No 1º ano, os alunos estão aptos a fazer descobertas do mundo que os cerca. Cores, formas, movimentos, sensações são estímulos que devem ser apresentados aos pequenos para o amadurecimento psicológico, estético e de motricidade.

Falando de escola, os alunos em Araucária tem a oportunidade de conhecer as linguagens da Arte, organizadas no currículo em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

As atividades podem ter caráter híbrido, ou seja, fazendo uso das 4 linguagens das artes em um determinado tema.  Desta forma é possível contextualizar o objeto de estudo (ou objeto artístico) diversificando as atividades (práticas educativas e fazeres) sem que o aluno tenha prejuízo na aquisição de saberes.

Na rede, no 1º ano deverá ser oportunizada a aprendizagem sobre:

1º Trimestre
Arte na Pré-história
   - Sugestão de Encaminhamentos didáticos: Portal do Professor
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/pre-historia-brasileira/

Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
- Lenga-lenga
   - http://culturapopular.no.sapo.pt/lengas/lengas1.htm
- Parlenda
   - http://brinquedoteca.net.br/?page_id=65
- Quadrinha
  - http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2009/08/linguagem-36-quadrinhas.html

2º Trimestre
Idade Média

Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
Autores sugeridos: Eva Furnari

Sugestão de leitura:
Reencantando a infância com cantigas, brincadeiras e diversão.pdf

- Cantiga de Roda
   - Cantigas Infantis - letras clique aqui
   - Origem na Cultura Portuguesa

Renato Teixeira - Peixe Vivo
Canal: Figura 2000, Fonte: YouTube

Os pequerruchos - O Cravo e a Rosa - DVD na Fazenda
Canal: Os Pequerruchos, Fonte: YouTube

Roda Pião
Canal: Bons Tempos de Criança, Fonte: YouTube

- Fábula
   - Fábulas na internet: http://www.mensagenscomamor.com/fabulas
   - Fábulas de Monteiro Lobato: http://contobrasileiro.com.br/tag/fabula-de-monteiro-lobato/
   - Fábulas de Esopo: http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_esopo/
   - Fábulas de La Fontaine:
Link 1 http://asfabulasdelafontaine.blogspot.com.br/
Link 2 http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_jean_de_la_fontaine/
Link 3 baixar livro em .pdf
Outros links:


- Trava-língua
   - Exemplos: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22


3º Trimestre
Arte Brasileira
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/
Arte Naïf
Modernismo




Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, boi de mamão, entre outras).

Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, folclórica, contemporânea. 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.

4. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita.
Gêneros: retrato, pintura de gênero (cenas do cotidiano), natureza-morta.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário