quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arte para o 7º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 7º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Idade Média
-  Arte Bizantina
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Bizâncio (44')
-  Arte Românica
-  Arte Gótica

Outras vídeos (Material Complementar):
- Documentários History Channel:
   - Cidades Ocultas: Subterrâneos Secretos da Capadócia (44'50")
   - As Cruzadas: a Primeira Cruzada (1h31'29")
   - As Cruzadas: a Segunda e Terceira Cruzadas (1h32'37")
   - As Cruzadas: a Meia Lua e a Cruz (1h31')
   - Quando os Mouros Dominaram a Europa - Legendado (1h39'34") (aplica o Número Áureo na arquitetura)
   - A Peste Negra (1h30'20")
   - Mundos Perdidos: Os Vikings (42'26")

2º Trimestre
Renascimento
Arte Brasileira (do Descobrimento do Brasil ao Barroco)
Barroco Europeu
Rococó

Materiais Complementares:
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Napoleão (43'55")

3º Trimestre
Arte Africana e Indígena
Arte Oriental
Arte Popular



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Dança: Movimento*
Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço;
Gêneros: dança erudita, antigas, folclórica, popular e contemporânea.

Música: Som*
Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia;
Elementos Sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração;
Gênero: erudita (de câmara), sacra, étnica.

Teatro: Representação*
Elementos: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros;
Gêneros: commedia dell’arte e elizabetano.

Artes Visuais: Forma*
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor;
Gêneros: cenas do cotidiano, natureza morta, paisagem.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário